Sejam Bem vindo ao nosso blog

Olá, Estamos em reforma,mudança de donos

11.11.13

Couve sem pulgões

PULGÃO NA COUVE - Como acabar com ele?  



Folha de couve infestada




As cochonilhas como os pulgões são insetos sugadores de seiva e que se deixados à vontade acabam por matar as hortaliças ou plantas.
Estas fórmulas são naturais, ou seja, não tem componentes químicos prejudiciais, são baratos e fáceis de fazer e aplicar. Veja abaixo algumas que citamos abaixo nesta postagem:

  • Em uma área pequena, com poucas plantas, a forma mais eficaz para eliminar pulgões é a catação manual. Basta passar uma escova de dente, que pode ser usada na parte inferior das folhas mais novas, local preferido da praga. Para garantir que os pulgões não voltem, escove-os para dentro de um recipiente e elimine-os depois com álcool, por exemplo. Se o número de plantas for maior, é possível utilizar alguns métodos naturais.
  • Faça um preparado com um quilo de folhas de confrei triturado com água no liquidificador. Acrescente mais 10 litros de água e aplique periodicamente nas plantas.
  • Outra forma é deixar curtindo por 10 dias uma mistura de um quilo de cebola cortada com 10 litros de água. Em seguida, separe um litro do preparado e junte a mais três litros de água para pulverização. 
  • Mais uma opção é ferver por meia hora um quilo de folhas de pessegueiro em cinco litros de água e, com um litro adicionado a cinco litros de água, espalha.
  • Outra é feita com a utilização do óleo de neem, produto que pode ser comprado em casas especializadas do ramo agropecuário. Basta diluir n a proporção de 1 ml para um litro de água e pulverizar a couve no fim do dia. Repetir a pulverização no prazo de quinze dias. As folhosas podem ser consumidas 24 horas depois da aplicação do produto.
  • Outro modo de combater o pulgão é com a mistura de 7 ml de detergente neutro em cinco litros de água para pulverização. Repetir a aplicação no prazo de oito dias. Para consumir a couve no mesmo dia da aplicação, basta lavar as folhas, retirando todo o detergente. 
  • Consiga um pouco de fumo em corda, umas 100 g. Desmanche este fumo em um balde com uns 10 litros de água. Deixe o fumo na água por um dia, depois coe a utilizando um regador um borrifador, aplique o líquido coado nas folhas e em torno dos caules das suas hortaliças. O fumo é natural e não vai afetar sua horta que continuará sendo orgânica.
  • Eliminar pulgões e lagartas das couves na sua horta doméstica é fácil. Dilua 2 ou 3 colheres de sabão em pó por litro de água e aplique nas plantas afetadas. Eu aplico com a própria mão, agitando bem e colocando a espuma nas plantas, mas pode ser utilizado um pulverizador. Recomendo repetir a operação diariamente, ou a cada dois dias, até que a praga seja eliminada.
  • Pegue cinco litros de água e com sabão de coco, faça espuma. Acrescente 100 g de fumo de rolo moído e deixe descansar por cinco dias. Aplique a cada cinco dias. É importante o uso do sabão de coco para manter a mistura nas folhas por mais tempo, caso contrário escorrerá. Ou consiga um batalhão de joaninhas


Outras Receitas abaixo:


1-"Em hortas menores, é possível simplesmente tirar estas folhas da horta, que é um método alternativo. Retiram-se as folhas mais velhas e na parte do miolo não se deve retirar as folhas porque é a parte onde se dá o crescimento da planta. Pode-se também fazer a retirada com água, com um jato direcionado. Além disso, a gente tem inseticidas alternativos, naturais, que são os mais recomendados para este tipo de hortaliça porque o consumo dele é diário", completa.

Anote aí a receita do inseticida natural:
Meio litro de álcool
100 gramas de sabão de coco
Um pedaço de fumo de corda de umas 50 gramas.
Pique o sabão e o fumo e deixe de molho no álcool por 24 horas. Agora a mistura vai ser coada e diluída em 5 litros de água. Mecha bem e está pronto o inseticida.
O jato deve ser direcionado para as partes atacadas da planta. O sabão serve para a mistura aderir às folhas e o fumo vai repelir e matar o pulgão. A aplicação deve ser feita até eliminar os insetos da horta.
Depois dessa aplicação da calda de fumo, é preciso lavar bem as folhas antes de consumir a couve.
Outra receita também eficiente é esta abaixo você vai precisar de:

50 g de sabão de coco ralado
5 litros de água quente
50 g de fumo de rolo ou corda
pulverizador simples
Deixe a mistura descansar por 48 horas. Coe em um tecido fino e coloque em um pulverizador manual. Pulverize nas folhas, atentando para a sua parte inferior onde costumam se concentrar. Esta mistura pode ser utilizada tanto em hortaliças, plantas frutíferas ou ornamentais.

2-Em geral, a população dos pulgões é naturalmente controlada pela ação das chuvas e dos inimigos naturais.
Um chumaço de algodão embebido em uma mistura de água e álcool em partes iguais ajuda a retirar os pulgões das folhas (manualmente) e isso pode ser feito semanalmente; aplicações de calda de fumo, macerado de urtiga, Calda de alho e extrato de Nim, também são indicados.

Calda de fumo:
Receita 1 ( Indicado para Pulgões e Cochonilhas )
Ingredientes:
20 cm de fumo de corda
1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Corte 20 cm de fumo e deixe de molho durante 1 dia em 1/2 litro de água. Para aplicar sobre as plantas, utilize 3 a 5 colheres de sopa desse preparado diluído em 1 litro de água. Sendo a nicotina volátil, não se recomenda o uso desta solução após 8 horas do preparo.

Receita 2 ( Indicado para Vaquinhas, Cochonilhas,, Lagartas, e Pulgões ) - Essa é muito eficiente.
Ingredientes:
100 gramas de fumo de corda
1/2 litro de álcool
1/2 litros de água
100 gramas de sabão neutro
Modo de Preparo:
Misture 100 gramas do fumo cortado em pedacinhos em 1/2 litro de álcool, acrescentando 1/2 litro de água e deixando curtir por 15 dias. Após este tempo, dissolva o sabão em 10 litros de água e junte a mistura curtida. Pulverize nas plantas atacadas esta solução em ataques mais intensos, ou dilua em até 20 litros de água no caso de baixa infestação.

Macerado de Urtiga:
Colocar 500 gramas de folhas frescas ou 100 gramas de folhas secas em um litro de água e deixar dois dias. Passe em uma peneira coloque em um litro fechado. E quando for necessário o uso, diluir um litro para cada 10 l de água.

Calda de Alho:
Procedimento, macerar 4 dentes de alho em um litro d'água e deixar amolecer por doze dias. Diluir a solução em 10 litros de água e pulverizar sobre as partes atacadas por pulgões. Ainda é um excelente fungicida sistêmico.

Extrato de Nim (Azadirachta indica):
(5 kg de sementes secas e moídas de nim; 5 litros de água; 10 g de sabão em pó).
Modo de preparar: colocar o pó de sementes em um saco de pano dentro de uma vasilha contendo água; deixar por 12 horas, espremer e dissolver o sabão neste extrato; misturar bem e acrescentar água para obter 100 litros de extrato; aplicar sobre as plantas por pulverização, imediatamente após o preparo; disponíveis no mercado o óleo de sementes e extrato de folhas para pulverizações de plantas.
Pragas e doenças controladas com extrato de NIM: Mosca branca; Pulgões; Traças em geral; Lagartas, Larva Minadora; Nematóides; Gafanhoto; Mosca domestica; Bicho minador.

Tem ainda uma receita com samambaia:
Secar 500 gramas de samambaia a sombra, macerar e depois colocar 100 gramas por litro e ferver por meia horas, colocar o extrato em uma garrafa, e depois dilua em água proporção de um litro do extrato para cada 10 litros de água. Esse extrato serve para controlar ácaros, cochonilhas e pulgões.

Outro problema que costuma atacar as hortaliças, sobretudo a couve, e algumas plantas ornamentais é a lagarta que é um estágio de desenvolvimento das borboletas. Se não forem muitas, basta esmagar os ovos que elas colocam sobre as folhas, pequenos e amarelos, com os dedos, que já é suficiente para controlar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas