Sejam Bem vindo ao nosso blog

Olá, Estamos em reforma,mudança de donos

26.11.12

A música do seu bebê

 

Estímulo para as mães, os pais, parentes ou cuidadores criarem a "música individual" dos bebês do futuro

Para compor/criar uma melodia para seu futuro (ou presente) bebê, você não precisa ter nenhum "dom"  musical – até porque isso não existe, Deus concede incessantemente a  todos os seres "humanos" que respiram na Terra a capacidade natural de se expressar por intermédio dessa Arte que já traz todos os seus elementos constitutivos, quais sejam: o ritmo, a melodia, a harmonia, o andamento, a métrica, a intensidade e os silêncios nas entranhas do corpo e na estrutura neuronal de suas (seus) filhas (os) - mas para facilitar e estimular o pontapé inicial adaptei da numerologia uma tabela e desenvolvi uma "Tabela Alfa Musical".
Bebê tocando piano

Vou citá-la já e dar um exemplo básico para deixar explícita e clara a sua utilização:

Tabela Alfa Musical
Tabela da relação das letras do alfabeto com sete das notas musicais, para facilitar e estimular a composição das melodias para os bebês do futuro.
 
SIMISOL
abcdefg
hijklmn
opqrstu
vwxyz  


Exemplo básico da utilização da tabela alfa musical para a composição da melodia-bebê:
Nome: BRUNO MARTINS PEREIRA
Daí é só fazer a associação, assim:

B         SI
R
USOL
NSOL 
O
M
A
T
ISI 
NSOL
SMI 
PSI
EMI
R
EMI
ISI
A

Então fica assim a sequência:
si – ré – sol – sol – la
fa – la – ré – fa – si – sol – mi
si – mi – ré – mi -si – ré – la

Aí está a sequência das notas musicais do nome do meu filho por exemplo – e "que exemplo" – agora, se você não sabe o que fazer com esses sons musicais, converse com alguém que conheça, em qualquer instrumento musical  [o mais universal por exemplo: a voz humana] que aplique o ritmo, a duração, o andamento, a métrica, a intensidade, os silêncios (pausas), e se vai ser tonal ou atonal também; e vá fazendo, paciente e amorosamente, tentativas até ficar satisfeita (o) com o resultado musical.
Se o (a)  "compositor (a)" tiver um pouco mais de habilidade e algum conhecimento básico de harmonia pode aplicá-la também.
Encontre agora alguém que aprendeu – acadêmica ou autodidaticamente – a escrever essa composição musical em uma pauta, só para registrar no papel o seu amor sonoro pelo seu bebê.
Como diz o camelô: "não requer prática nem habilidade, qualquer criança brinca e se diverte".
Ainda não aprendi a usar aqueles programas de informática para colocar nesta página a pauta relativa à associação alfa musical acima citada, mas, espero que esse detalhe não lhe dificulte a inspiração para criar uma composição, por mais básica que seja, e cante ou toque em qualquer instrumento musical, com regularidade e frequência para o bebê ouvir/escutar e, assim, ir memorizando aos pouquinhos e se relacionando afetivamente com o presente sonoro que ganhou de seus pais ou cuidadores.
Essa obra musical significará um referencial de conforto para sua (seu) filha (o), e para toda a vida dela (e)!
É uma "brincadeira" prazerosa onde você tem a chance de, pelo menos, expressar à futura criança seu amor sonoro musical.
Reafirmo, para finalizar este breve artigo: a música não é um privilégio concedido somente a algumas (uns) humanas (os) dotadas (os) de um "dom", não mesmo, qualquer um (a) de nós traz em si o talento de associar sons e criar música.
A música, como a conhecemos neste planeta, é a consoladora que o Criador (ou será Criadora?!), nos presenteou para suportarmos as provas e expiações inerentes a esta vida.
Deixe de lado minhas elocubrações filosóficas e de fé – para não criar uma barreira entre nossas convicções – o importante é utilizar a tabela acima e "mandar brasa" na composição.
"Todo mundo é musicista (músico) – até que prova em contrário!"

19.11.12

Dicas de como beijar



 
1. Não se apresse: deixe que o momento chegue. Quando um beijo não tem espontaneidade, pode ser que os dois fiquem pouco à vontade e o resultado seja um desastre.
2. Analise a outra pessoa: não comece a mexer a boca loucamente nos primeiros segundos. Faça movimentos suaves enquanto você descobre o estilo da outra pessoa.
3. Não force: os beijos nem sempre são apaixonados. Comece com calma e cuidado, para não assustar quem está te beijando.
4. Manere nas explorações: se a sua língua se move muito rápido, nem você e nem a outra pessoa vão desfrutar do beijo.
5. Controle a saliva: beijo molhado demais é péssimo. Controle direito o beijo e saiba a hora de parar um pouco… afinal, ninguém quer morrer afogado ao beijar, né?
6. Não se faça de morto: não deixe que a outra pessoa faça tudo também. É excelente ter iniciativa, claro que com bastante atenção aos desejos da outra pessoa.
7. Nada de beijos depois de comer: se for o caso, tenha sempre chicletes no bolso, pois não é nada agradável dar beijos com sabor de carne ou, pior, de cebola.
8. Deixe a cabeça quieta: não fique se mexendo demais. Você pode acabar “enjoando” ou acabar dando um baita golpe nos dentes da outra pessoa.
9. Nada de desânimo! Se os primeiros beijos não são muito bons, com a prática você vai melhorar.
10. Feche a boca!: não abra muito a boca. Os lábios dos dois devem estar juntos para não dar a sensação de se estar devorando a boca da outra pessoa.
11. Não ao aspirador! Os beijos estilo “aspirador de pó” são bastante desagradáveis e podem chegar a doer. Cuidado…
12. Atenção aos seus lábios: eles devem estar sempre úmidos e sem rachaduras… quanto mais suaves estiverem, melhores serão os beijos.
13. Meninas, nada de batons cremosos: a maioria dos homens detesta ficar com “cremes estranhos” na boca… e, pior ainda, marcas de batom.
14. Olha o bom senso! Nada de beijos superapaixonados em locais públicos… é de mau gosto.
15. Não mostre a língua: no começo do beijo, não coloque a língua pra fora da boca antes que os lábios tenham se tocado. A não ser que você queira deixá-la à mostra, pra todo mundo ver…


Respire: Pode parecer bobo, mas respirar é um excelente exercício antes e durante o beijo. Nem precisa de muito esforço. É só respirar e inspirar calmamente durante alguns minutos. Assim, você ficará muito mais sossegada e, vamos combinar: com tranquilidade seu beijo ficará bem melhor.

Acompanhe o ritmo: Não dá para prever qual é a vontade que o cara estará do beijo e, para evitar acontecimentos constrangedores tipo batidas de dente e de cabeça (ninguém merece!), é preciso pegar leve! O segredo é deixar que o beijo ganhe o ritmo de vocês dois aos poucos.

Balas, balas e mais balas: Mas não qualquer bala! Vale descobrir qual é o sabor que o cara mais gosta e, aí sim, deixar o seu beijo surpreendente! Pode ter certeza: todas as vezes em que ele colocar o doce na boca, lembrará de você!

Muito carinho: Beijar não quer dizer simplesmente encostar uma boca na outra. Longe disso! Dê abraços apertados, faça carinho na nuca dele e, é claro, deem as mãos. Ai, que delícia!

Não invente: Não importa se são os seus primeiros beijos na vida ou os primeiros beijos com determinado garoto, é preciso ir com calma no começo! Mantenha a receita básica do beijo. Somente quando vocês tiverem um pouco mais de intimidade, vale ousar nos movimentos.

Curta o momento: Na hora do beijo nada de querer dar aquela espiada para saber o que está acontecendo ao seu redor. Feche os olhos e aproveite cada segundo!

Ninguém é igual a ninguém: 
Nem adianta tentar pesquisar com as amigas: cada um tem o seu jeito de beijar! Se o beijo do menino não tem boa fama, relaxe! A química entre vocês pode rolar de um jeito totalmente diferente! Quando o momento chegar, se deixe levar pelas suas emoções e pelo seu corpo.

8.11.12

Posições de dormir ,o que revelam?


O Feto – aqueles que se encolhem na posição fetal são descritos como durões por fora, mas sensíveis por dentro. Eles podem ser tímidos quando são apresentados a uma pessoa, mas depressa ganham confiança. Esta é a posição mais comum, adotada por 41% das pessoas que participaram na pesquisa. As mulheres tendem a adotar mais esta posição do que os homens.
O Tronco – Deitado de lado, com ambos os braços ao longo do corpo. Estas pessoas são fáceis de se relacionar, sociáveis e gostam de fazer parte de uma equipe, além de confiar em estranhos. No entanto, podem também ser ingênuos.
O Insatisfeito – Pessoas que dormem de lado com ambos os braços estendidos à frente do corpo são descritas como abertas, mas podem ser desconfiadas e cínicas. São lentas para tomar decisões, mas quando o fazem, não tendem a mudar de opinião.
O Soldado - Deitado de costas, com os braços ao longo do corpo. Pessoas que dormem assim são geralmente caladas e reservadas e não gostam de confusão.
Queda-Livre - Deitado de bruços com as mãos em redor do travesseiro, com a cabeça virada para um dos lados. Geralmente as pessoas que dormem nessa posição são ousadas, mas podem ser nervosas e susceptíveis, além de não gostarem de críticas ou de situações extremas.
Estrela-do-mar - Deitado de costas com os braços para cima, em redor do travesseiro. Estas pessoas são boas amigas porque estão sempre prontas a escutarem os outros e oferecer ajuda, quando necessário. Geralmente não gostam de ser o centro das atenções.


Entenda o significado das posições do casal na cama na hora de dormir,veja posições abaixo:

Abraço de lua de mel
Posição típica dos primeiros meses de relacionamento, é bem plástica, mas não exatamente confortável e quase impossível de ser mantida durante toda a noite. Coisa de quem acabou de fazer amor. Segundo Cardoso, significa “quero ficar enroscadinho em você”, “quero você”.
 
Caranguejo
Se os dois passam a noite como se estivessem fugindo um do outro (há quem durma com os pés na cabeça do parceiro) vale prestar atenção: a relação pode estar desgastada. Mas, claro, o alerta deve levar em conta não só a relação entre os lençóis, mas durante o dia todo. Às vezes pode significar apenas criatividade.

Chanel
Os quadris se tocam, mas cada um vai para um lado, lembrando os dois “C” do logotipo da Chanel. É um estilo meio zen, que predomina depois de certo tempo de relação, quando o casal tende a resgatar alguma privacidade no sono. Os bumbuns ligados dizem “estamos próximos, mas cada um em seu espaço”.
 
Colherzinha
Também chamada de “conchinha” e “feijãozinho”, é a expressão óbvia de que os dois se encaixam. É o mesmo que dizer “completamos um ao outro“, interpreta Marcos Tadeu Cardoso. “Gostar de dormir assim, mesmo que só no início da noite, significa aconchego”, lembra a psicóloga Marina Vasconcellos.
Abismo
Embora essa posição, por si só, não seja sinônimo de crise conjugal, se o casal dorme todas as noites de costas um para o outro, pode ser um sinal de distanciamento entre os dois, de falta de vontade de estar junto, analisa a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em psicodrama e terapeuta familiar.
 
Telhadinho
Essa posição demonstra união, mas o distanciamento na região abdominal é um sinal inconsciente de falta de interesse sexual naquele momento. Outra “bandeira” é que cada um toca a ponta do lençol, como se quisessem cobrir as partes íntimas.
Berço
Típico comportamento de união estável. A mão da mulher sobre o peito do homem, ele abraça ela, as cabeças ficam juntinhas. Isso demonstra aproximação e união, e ela se sente protegida literalmente debaixo da asa dele.
 
A perseguição
Nessa posição, a mulher demonstra que tem ou busca ter a posse do homem. Como o corpo do homem está em direção oposta, com uma leve inclinação que acentua um afastamento da mulher, reforça a ideia de que ele está buscando seu território pessoal.
Ligados e livres
O corpo da mulher inclinado para o lado oposto do homem, acompanhado de uma leve inclinação da cabeça, parece demonstrar que a mulher deseja ficar em seu canto, pelo menos naquele momento. A inclinação do homem demonstra atenção, mas como ele mantém certa distância, pode significar que deseja liberdade.
Abraço de perna
A mão da mulher, por baixo do homem, sinaliza que ela quer conquistar mais espaço. As pernas abertas também são sinal disso. Já a posição dele demonstra que está no seu espaço e não abre mão dele. A posição mostra certa ambivalência, como se os dois se tocassem por “acidente” (sem querer evidenciar o carinho)
 
 
 
 
Homem debruçado na cama, mulher no canto.
Nessa posição, o homem domina a cama. Isso significa que ele gosta de fazer as coisas à sua maneira e a parceira se sente feliz em contribuir.


 

 

De costas, sem se tocar
O casal se sente conectado, mas independente o suficiente para dormir separadamente. A posição mostra que estão acostumados um com o outro e aceitam os hábitos individuais na hora de dormir.


 

 
 

Face a face
A posição representa uma íntima necessidade de contato direto e diálogo na cama.





 
 
 

Face a face com as pernas entrelaçadasA posição mais tradicional dos românticos mostra que o casal não consegue se separar, já que cada momento que podem passar juntos é fundamental.



 

 
 
 

Conchinha com a mulher por dentro
A versão mais tradicional da posição de conchinha é comumente adotada pelos casais nos primeiros anos de namoro ou casamento. Indica uma forte sexualidade e a sensação de segurança no relacionamento.




 
 
 
 

Conchinha com o homem por dentro
Nessa posição é a mulher que assume o controle e o dever de proteger seu parceiro durante o sono.



 
 



Mulher envolvida nos braços do homem
Uma das posições mais exploradas em cenas de cinema também é bastante comum no início dos relacionamentos ou depois de fazer amor. Representa a reconquista da chama do amor ou uma nova paixão.

 
 

 

 
 
 

Homem debruçado na cama, mulher no canto
Nessa posição, o homem domina a cama. Isso significa que ele gosta de fazer as coisas à sua maneira e a parceira se sente feliz em contribuir.




 
 

Mulher debruçada na cama, homem no canto
Da mesma maneira, a mulher se mostra dominante ao dormir nessa posição. Isso significa que ela gosta de manter seu espaço e o parceiro tem um lugar secundário, além de deixá-la no controle da relação.


COMO DORMIR SÓ

Passar a noite com o corpo torto é passaporte para acordar com pesadelos. Isso sem falar nos prejuízos a longo prazo. Os vícios ao dormir podem ser o estopim para dores de cabeça e até artroses. Veja o jeito mais adequado para descansar:
De bruços nunca
“Os especialistas são unânimes: essa é, de longe, a pior posição para dormir. Além de dificultar a entrada de ar e a oxigenação do organismo, ela gera tensão na nuca e na coluna. Além disso, a cabeça fica virada horas a fio em um ângulo de 90º. “Isso pode até evoluir para uma artrose precoce”, alerta o ortopedista Lafayette Lage, de São Paulo. Essa postura estica demais o pescoço e comprime uma artéria que passa sob a clavícula, o que pode dar dores de cabeça e formigamentos, pela falta de irrigação. No limite, pode levar a problemas nos nervos.
De barriga para cima
“Não é a ideal, pois favorece o ronco e a apneia, as famosas paradas de respiração ao longo da noite. “Essa postura dificulta a abertura das vias respiratórias”, diz Gil Lúcio Almeida, presidente do Crefito-SP (Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo). Se você gosta dessa posição, os especialistas recomendam usar algum rolinho ou travesseiro sob a nuca e na altura da lombar, para acompanhar as curvas fisiológicas da coluna (principalmente se o colchão for muito duro).
De lado
Essa é a postura mais recomendada, mas com uma ressalva: as mãos devem estar abaixo dos ombros. Nessa posição, a cabeça e a coluna ficam alinhadas. Vale colocar um travesseiro fino entre os joelhos, para relaxar a musculatura. Se você dormir sobre as mãos, elas podem formigar pela falta de irrigação.
1 De lado
ÓTIMA POSIÇÃO

Pode ser considerada a melhor posição para dormir porque a coluna fica alinhada e a respiração é tranquila. Praticamente não há contraindicações. O único cuidado é com o tamanho do travesseiro. "Ele deve ter a mesma altura que o ombro para garantir que a coluna fique alinhada", recomenda Alexandre Iutaka. O travesseiro deve ser ligeiramente mais alto do que o de quem dorme de barriga para cima. Ou podese também dormir com dois travesseiros, o de baixo de espuma mais firme para sustentar o de cima, de material mais suave, uma vez que ficará em contato com o rosto.

2 De barriga para cima, com travesseiro baixo
BOA POSIÇÃO

Nesse caso o corpo fica bastante reto. O travesseiro serve para alinhar a cervical com o restante da coluna. Os braços podem ser deixados ao lado do corpo ou sobre o abdome. É uma das melhores posições para dormir. "Mas não é indicada para quem ronca muito porque favorece a apneia. Nesses casos, melhor dormir de lado", aconselha Iutaka.

3 De lado, com almofada no meio da perna
ÓTIMA POSIÇÃO

Além de todas as vantagens de se dormir de lado, a almofada entre as pernas soma ainda mais uma. "Ela evita o contato entre os joelhos e, como diminui a torção da bacia, ajuda a relaxar a musculatura lateral da coxa", explica Alexandre Cristante. É a melhor posição para o sono da gestante. À medida que a gravidez avança, o quadril se alarga e, consequentemente, aumenta a distância entre as pernas. Com a almofada, evita-se o desconforto.

  De barriga para cima, com travesseiro alto
POSUIÇÃO RUIM

Apesar de boa parte da coluna ficar reta, o travesseiro muito alto provoca um desvio na cervical, na região do pescoço. "Com isso, aparecem as dores, que podem se tornar crônicas", diz Cristante. Para evitar que isso aconteça, a cabeça não deve ficar mais alta que o restante do corpo
.
Uma história antiga conta que uma rainha estava em busca de uma verdadeira princesa para casar seu filho. Várias pretendentes bateram à porta do castelo, mas nenhuma delas era uma princesa de verdade. Certo dia, apareceu uma moça muito fina, dizendo-se uma princesa perdida, a pedir abrigo. A rainha quis, então, testar a veracidade do que a moça dizia. Na hora de preparar a cama da donzela, colocou uma ervilha e vários colchões sobre ela. "Somente a sensibilidade de uma princesa poderá perceber essa ervilha durante o sono", pensava ela. No dia seguinte, a tal moça acordou, agradeceu e elogiou muito as acomodações, mas fez uma observação: um pequeno calombo a incomodara durante a noite toda e ela estava com o corpo todo dolorido. Estava lá uma perfeita princesa.
Nem todo mundo é tão sensível quanto a tal princesa. Mas a questão é que qualquer coisa errada entre os lençóis e o colchão pode, sim, atrapalhar muito o sono. A posição em que se dorme é uma delas. As principais consequências de dormir em uma posição inadequada são cansaço, se alguma região for pressionada a ponto de interromper a circulação, formigamento e desvio de coluna a longo prazo. "Aparecem ainda dores musculares na região do pescoço e no dorso, devido a contraturas do músculo trapézio, e dor muscular lombar", descreve o ortopedista Marcelo Wajchenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Cada um tem que encontrar a posição que lhe cabe melhor. Mas o ideal é quando a coluna fica absolutamente reta. "Eu aconselho as pessoas a dormirem de lado, com um travesseiro um pouco mais alto para alinhar a cabeça com a coluna, e outro entre as pernas. Ou ainda de barriga para cima, com um travesseiro não muito alto sob a cabeça", aconselha o ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). De bruços, a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para respirar, o que causa incômodos.
O tempo lá fora
Nesse tempinho frio não é raro acordar como a princesa da história com dores no corpo. O problema geralmente tem a ver com a posição, que causa dores musculares. Para se esquentar, a pessoa fica mais encolhida, o que acaba contraindo os músculos e facilitando a má postura. "Pessoas com osteoatrose também costumam ter mais dores pela manhã nesse período", diz Iutaka.
Mas não é somente a coluna que é afetada pela posição durante o sono. Até a pressão cardíaca pode ser alterada. Um estudo realizado pela American Hearth Association monitorou 271 homens com idade média de 50 anos, sem nenhum problema de saúde, durante o sono. Primeiro, fizeram a medição enquanto os voluntários dormiam de barriga para cima, depois quando viravam de barriga para baixo. Na média, nessa segunda posição, a pressão subiu de 12,5 para 13. Em um quarto dos casos o aumento foi maior ainda, de até 1,5.
Colchão e travesseiro
Dois objetos são muito importantes para manter a boa posição: o travesseiro e o colchão. O travesseiro não pode ser muito alto para não deixar o pescoço torto. Mas suficientemente alto para manter a coluna alinhada. Seu tempo de uso varia em função de o quanto a pessoa transpira. "Mas lembre-se: o travesseiro deve ser trocado, no máximo, a cada dois anos", recomenda o médico Alexandre Fogaça Cristante, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (SP).
De barriga para baixo
PÉSSIMA POSIÇÃO

É a pior posição para dormir. "A coluna quase sempre fica torta porque a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para poder rodar a cabeça e, assim, respirar. E a torção não é bem tolerada pela coluna vertebral", explica Marcelo Wajchenbert. É bastante comum quem dorme desse jeito acordar com torcicolo e dores nas costas.
 
Um colchão pode ser usado por um período de cinco a dez anos e há vários tipos. Os de espuma são os mais comuns. Nesse modelo o importante é a densidade, que varia de acordo com o peso de quem vai dormir em cima dele. As lojas de colchão têm tabelas que ajudam a escolher. O D (de densidade) 28, por exemplo, é indicado para pessoas de até 60 quilos. No caso de um casal, deve-se escolher a densidade de acordo com a pessoa mais pesada. O colchão de espuma costuma ser a opção mais barata, mas também é a que se deforma com mais facilidade. Por isso, deve ser trocado a cada cinco anos. O colchão de molas é outra opção, que podem ser entrelaçadas ou ensacadas. No caso dos casais, o melhor é escolher um modelo de molas ensacadas. Assim, o colchão não balança inteiro quando uma das pessoas se mexe. O tipo mais moderno de colchão é o de viscoelástico, que se molda ao corpo e dá uma boa sustentação para a coluna. É o mais caro de todos.
DIGA-ME COMO DORMES...
...e te direi quem és. A posição que você dorme pode revelar algo sobre sua personalidade. Essa foi a conclusão da pesquisa realizada por Chris Idzikowski, da Universidade de Surrey. Segundo o estudo, quem dorme...

...na posição fetal é considerada uma pessoa tímida e sensível.
...com a barriga para cima e os braços esticados ao lado é alguém mais reservado, muitas vezes calado e que não gosta de arrumar confusão.
...de lado, com os braços ao longo do corpo, é fácil de se relacionar, sociável e gosta de fazer parte de um grupo. Muitas vezes é considerada uma pessoa ingênua.
...de lado, com os braços estendidos à frente do corpo, é desconfiado e cínico. Demora para tomar decisões, mas, quando o fazem, não mudam mais de opinião.
...de barriga para cima, com os braços também para cima, ao redor do travesseiro, é bom amigo, sempre pronto a escutar os outros e a oferecer sua ajuda. No entanto, não gosta de ser o centro das atenções.
...de bruços é ousado, mas pode ser nervoso. Não gosta de críticas ou situações extremas.

Dormir de Conchinha – Faz bem?

         
   

   
 


Quem é casado ou possui namorado(a) já sabe dormir de conchinha. É uma posição muito comum para dormir, aonde o homem abraça a mulher.  Além de aparentemente confortável, dormir de conchinha é o que mais retrata a sensação de dormir a dois. O nome “de conchinha” vem do formato, pois o casal fica em uma posição que lembra as conchas do mar.
Dormir de conchinha é romântico e confortante. Mas será que faz bem para o corpo? Dormir de conchinha realmente relaxa o organismo? E quanto a anatomia? São estas questões ao redor do ato de dormir de conchinha que vamos responder hoje.
dormir-conchinha

Dormir de Conchinha é relaxante ou não?

Infelizmente, apesar da posição para dormir ser das mais românticas, dormir de conchinha não é relaxante. É uma posição onde o braço de quem estiver atrás fica dobrado, ou embaixo do pescoço da pessoa da frente. Se ficar por muito tempo, começa a “formigação” no braço, que é a falta de circulação de sangue ideal, podendo causar muitas dores e incômodos no outro dia ou nos dias que seguem.
como-dormir-de-conchinha
Outra desvantagem de dormir de conchinha é para quem está na frente. A área lateral do pescoço não fica no travesseiro, mas sim no braço da outra pessoa. Se ficar por muito tempo, pode gerar torcicolos e certa desconfortabilidade, ajudando o organismo a não relaxar devidamente bem durante o sono.
Como se sabe e é de senso comum, não “dormir direito”, ou seja, não descansar o corpo de maneira correta é uma causa direta para indisposição, dores de cabeça, dores em geral e também para irritação. Portanto, muitas vezes dormir de conchinha pode não ser uma opção muito saudável. Uma dúvida dos homens é o que fazer com o braço que fica embaixo para ficar confortável? Bom, ou se coloca embaixo do pescoço,  para cima, ou o mantém dobrado.

Eu adoro Dormir de Conchinha

Apesar de todas as desvantagens de dormir de conchinha ditas acima, muitas pessoas consideram esta posição a melhor para pegar no sono. Fato é que muitos odeiam, enquanto outros gostam.
Na Internet, há dezenas de comunidades em redes sociais exaltando o ato de dormir de conchinha. Muitos relatam que a posição é fundamental para o bom relacionamento do casal. Portanto, fica uma dica: mesmo sendo desconfortável dormir de conchinha, vocês podem começar a noite dormindo nesta posição e depois que o primeiro pegar no sono, já trocar. Afinal, uma coisa não se pode negar-> Dormir de Conchinha é super romântico. Vale lembrar que é melhor dormir de conchinha em colchões de qualidade.
Por outro lado, muitos blogs de público masculino comentam o dormir de conchinha dizendo que é ruim, que bloqueia a respiração e mais. E você? O que nos diz?
dormir-de-conchinha

 


7.11.12

Oito lições

Oito lições para evitar que a rotina mine seu relacionamento

O beijo de boa noite e um olhar de admiração mantêm a união do casal

 


 O início de um relacionamento é uma das etapas mais prazerosas da vida a dois. Descobrir o outro e curtir cada segundo juntos é uma delícia. Mas, passada a fase da euforia, a maioria dos casais esquece até de dar um simples beijo de boa noite. Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo impresso Daily Mail, do Reino Unido. O levantamento aponta que 80% dos casais vão dormir sem esse gesto de carinho. Com o tempo, o afastamento torna-se inevitável. A mesma pesquisa apontou que os parceiros que não se beijavam antes de dormir também eram aqueles que dormiam de costas para o outro. Segundo a psicóloga Marina Vasconcellos, de São Paulo, a rotina pode ser a culpada, mas a falta de contato físico também pode ser um sinal de que a relação não está indo bem. O fato é que não dá para deixar o carinho e o afeto em segundo plano. Antes que o seu relacionamento perca a graça, lance mão de oito lições para reacender a chama que está se extinguindo.
 
                                   
Casal na cama - foto: Getty Images

Tire a televisão do quarto

Se for para assistir um filme de conchinha sob as cobertas vá lá, mas em outras situações a televisão pode ser inimiga da sua intimidade. "O hábito de assistir televisão sempre antes dormir, além de diminuir a qualidade do sono, dificulta o diálogo e o casal - por dormir em momentos diferentes - acaba até esquecendo do beijo de boa noite", conta a psicóloga Marina. Por isso, televisão só na sala.
Trabalho em casa - foto: Getty Images

Trabalho tem limite

Em um mundo perfeito, você chegaria em casa e teria todo o tempo disponível para cuidar do seu parceiro. Mas na realidade nem sempre é assim. "Hoje em dia, o trabalho suga o tempo pessoal mesmo, principalmente se você gerencia seu próprio negócio", explica Marina Vasconcellos. A especialista recomenda que haja bom senso e compreensão. "Bom senso para saber a hora de parar de trabalhar, e compreensão do parceiro quando a hora extra for necessária".
Casal na cama - foto: Getty Images

Restrinja o uso do computador

 Você gasta as horas que tem para passar com o seu amor na frente do computador? Então há algo fora de ordem. Redes sociais, bate-papo e até games podem gerar um vício difícil de romper. Mas você não precisa erradicar essas modernidades da sua vida, basta limitar o uso. A psicóloga Marina Vasconcellos recomenda que seja colocado um horário de uso que não tome todo o seu tempo livre e ainda permita que você se dedique ao relacionamento.
Casal na cama - foto: Getty Images

Interesse e admiração

"Olhar para o companheiro e sentir orgulho de suas conquistas, características, forma de se vestir e maneiras de resolver problemas é uma das maneiras de manter o relacionamento vivo", recomenda a psicóloga Milena Lhano, especialista em atendimento de casais. Busque sempre esse olhar de admiração em relação ao parceiro e não deixe nunca de se surpreender com o seu amor.
Casal jantando - foto: Getty Images

Conversa com hora marcada

Marina Vasconcellos conta que o diálogo com hora marcada é um exercícios comumente feito na terapia de casal. "Sem nenhuma influência externa, os parceiros sentam um de frente para o outro e esperam para ver o que vai acontecer", explica a especialista. A atitude reforça a intimidade do casal e pode gerar o diálogo até em casos mais complicados. Em casa, o casal pode fazer isso durante a refeição ou antes de dormir, por exemplo.
Casal feliz - foto: Getty Images

Todo dia um carinho

 Um "bom dia" ou um beijo de boa noite. Gestos simples que mantêm o cuidado da relação em dia. "Essa demonstração de afeto é simples, mas significa muito: carinho e respeito", conta a psicóloga Marina.
Casal viajando - foto: Getty Images

Planos em comum

Uma viagem, uma casa ou até mesmo um filho. Traçar planos em dupla, além de ser uma delícia, é uma forma eficiente de manter o casal olhando na mesma direção. "Essa atitude é importantíssima não apenas para que o casal construa um futuro em comum, mas para mantê-lo caminhando com um mesmo destino, unido", conta Milena Lhano.
Casal conversando - foto: Getty Images

Alinhe os valores

Alinhar conceitos pessoais é uma das tarefas mais difíceis de um relacionamento. É importante saber respeitar e conviver com as diferenças dentro de um relacionamento. Existe o respeito à família, trabalho, opinião, ritmo e questões que são importantes para o outro. Mas lembre-se que para respeitar a opinião alheia, você não precisa abrir mão da sua. Mas quando os valores são muito diferentes, é complicado estabelecer uma relação harmônica - essa situação pode até inviabilizar a relação. Nesses casos, vale pesar a dificuldade da relação e o quanto se quer estar junto. "Um relacionamento longo é um exercício de amor e tolerância - o desejo de mudar o outro é uma ilusão", orienta a psicóloga Marina.

6.11.12

20 conselhos para um casamento feliz


1. Respire fundo e pense no quanto você o ama antes de começar uma discussão.

2. Cumprimente-o todas as manhãs carinhosamente, como se tivessem acabado de se encontrar e despeça-se dele com um beijo toda vez que ele for sair.

3. Surpreenda-o com pequenos detalhes, uma carta escondida, um jantar especial, o doce predileto dele, uma foto de vocês dois, um convite para o cinema ou teatro.

4. Esteja sempre com a sua aliança, isto dará confiança ao seu parceiro

5. Seja sensível, compreensiva e otimista.

6. Mantenha sua casa organizada, nada melhor do que a limpeza.

7. Não deixe que ele te veja desarrumada. Mesmo que vocês estejam vivendo juntos, lembre-se de que a sua imagem é importante também.

8. Não deixe seus amigos de lado, o mais importante será seu marido, mas nunca se esqueça dos que já compartilharam momentos com você.

9. Tomem decisões em conjunto, isto ajudará com que vocês se mantenham unidos.

10. Diga que você pensa muito nele, que o ama e que ele é a melhor coisa que já aconteceu na sua vida.

11. Façam um programa diferente só vocês dois uma vez por semana.

12. O sexo é importante, por isso, falem sobre o que vocês gostam, assim terão mais prazer.

13. Toque-o constantemente. Dê a mão para ele ao andarem na rua.

14. Comemorem datas especiais como o aniversário de namoro, o seu próprio aniversário e qualquer outra data que possa ser importante.

15. Não se atormentem por causa de dinheiro, tenham as contas bem esclarecidas e dividam os gastos.

16. Admita quando você estiver errada, lembre-se que ele não é perfeito e você tampouco.

17. Seu parceiro deve ser seu amigo, confidente. Conte a ele o que acontece no seu dia-a-dia e nos seus sonhos.

18. Surpreenda-o com um strip-tease, uma fantasia sedutora ou uma personalidade diferente na cama.

19. Lembre-se de que você se casou com o homem da sua vida e que o casamento pode ser divertido. Faça bom proveito disso.

20. Tenham uma música, um lugar, palavras-chaves, isso só fará com que vocês sejam cúmplices.

Kits e nós de Gravata

KIT S.O.S.

 

Coloque na casa de banho, numa prateleira alta (longe das crianças), uma cesta com de primeiros socorros mas não só, que são preciosos para evitar transtornos na festa:

  •  Pensos rápidos, para as bolhas nos pés;
  •  Kompensan (azia), ben-uron (dores de cabeça, constipações), betadine + discos de algodão (joelhos esfolados)
  •  lenços de papel para a baba e nariz congestionado
  •  toalhetes, para quem precisa de se refrescar;
  •  fio dental, para não ficar com “objectos estranhos” entre os dentes;
  •  escova de cabelo, para os despenteados;

No cesto da casa de banho das senhoras ainda estarão:

  •  pensos higiénicos e tampões, para convidados-surpresa; 
  •  lima de unhas, para quem tirou uma lasquinha;
  •  espelho, para quem tem uma pestana dentro do olho;
  •  ganchos de segurança (tipo para fralda de bebé) para prender a cauda do vestido da noiva
  •  cola-tudo, para saltos partidos;
  •  2 a 3 pares de collants, para os "foguetes" inestéticos


 

 Nós de Gravata

Nó 4 in hand



 



Nó Windsor



 


 Nó half windsor ou nó Francês



 

Conselhos de 12 meses ao dia do casamento e também faça um casamento barato




Devem ser consideradas as seguintes datas críticas :

  • 12 a 8 meses antes
  • 6 meses antes
  • 4 meses antes
  • 3 meses antes
  • 1 mês antes
  • 2 a 3 semanas antes
  • 1 dia antes
  • Dia D



12 a 8 meses antes

  • Anunciem o vosso compromisso.
  • Fixem a data do casamento - tenham em consideração os feriados, férias, etc.
  • Façam uma lista de convidados - precisam de um numero estimativo para poder solicitar orçamentos, para a recepção.
  • Solicitem vários orçamentos para a recepção, fotógrafo, música, vídeo, florista e outros (ver quadro simulação de orçamento). Locais óptimos para obter estas informações são as feiras de Noivos onde várias empresas podem  apresentar propostas.
  • Façam um orçamento estimativo distribuído pelas várias rubricas, quanto mais pormenorizado for, mais próximo será da realidade.
  • Se não se sente bem com o seu peso é a altura ideal para começar uma dieta, vá a um nutricionista para ser aconselhada. Não considere aquelas dietas miraculosas de uma semana ou um mês pois fazem-lhe péssimo serviço à saúde e ao aspecto. No limite siga as máximas de 1,5 l de água por dia e 20 min a andar (não a passear) e vai ver como se sente muito melhor.
  • Determinem o tipo de boda: civil, religiosa, formal, familiar
  • Reserve o lugar da cerimónia, tente que não fique muito longe do lugar da recepção (festa). O local deve ser definido o mais cedo possível, sob pena de ter que alterar a data do casamento por não haver disponibilidade ou no limite, ser obrigada a mudar de local.

·        Atenção ao tipo de local, pense que tipo de convidados tem, quintas íngremes e com piscinas não vedadas não são as melhores para casamentos com muitas crianças. Se o casamento for ao ar livre veja se o local não é ventoso, não há nada mais desagradável do que rabanadas de vento a baterem no rosto enquanto se almoça.

 

     6 a 9 Meses antes

·         Escolha o vestido de Noiva. Esta definição deve ser feita no mínimo, com esta antecedência, pois as marcas demoram cerca de 3 a 6 meses a entregarem, a medida certa e  a  modista, ainda tem que fazer as adaptações finais, uma vez que a Noiva pode ser tamanho 38 de cinta e 40 de peito ou vice-versa.

·          Quanto maior for o seu tamanho, mais tempo será preciso para executar a encomenda, não se atrase. Não se esqueça que a escolha do vestido vai determinar outras decisões caso contrário arrisca-se a vir comprar o vestido a combinar com a decoração quando devia ser ao contrário.

·         Aproveite para escolher a lingerie quando escolher o vestido, desse modo escolherá o modelo que mais a favoreça e não “destrua” o visual do vestido

  • O fato do Noivo deve ser escolhido coordenando os tons com o vestido da noiva para que o casal fique realçado, no meio dos convidados. O noivo tem tendência a deixar para a última hora a compra, não é aconselhável principalmente se for muito magro ou mais forte.
  • Reúnam-se com o juiz/padre, para definição da data,  hora e  tipo de cerimónia.


4  Meses antes

  • Rectifique a lista de convidados. Confirme as moradas. Envie ou entregue os convites, não se esqueça de convidar os padrinhos, os meninos das alianças e as Damas de Honor.
  • Determine quem fará a cerimónia.
  • Compre as alianças.
  • Contrate " a música" para a cerimónia e para a recepção.
  • Em caso de cerimónia religiosa faça a sua inscrição num curso para Noivos
  • Comece a planear a lua de mel - tenha atenção que na época de férias é mais difícil fazer a marcação para o local com que sempre sonhou - veja se necessita de passaporte ou de alguma medicação profilática (se for para um pais tropical).


3  Meses ante

  • Faça a lista de prendas que gostaria de receber no casamento.  
  • . Escolha os brindes que vai oferecer aos convidados - lembre-se que todas as casas têm uma gaveta para coisas sem utilidade, prime pela diferença. Pode oferecer porta-chaves, leques, clipes para notas, porta-telemóvel e outros. Todos os presenteados vão usar e lembrar-se dessa ocasião tão especial.
  • Faça a prova do vestido (será conveniente agendar para o mesmo dia a prova de maquilhagem e penteado, desse modo consegue determinar se o conjunto é harmonioso)


1 Mês antes

  • Realize a prova de maquilhagem e penteado.
  • Considere uma sessão de massagem, depilação, manicura, pedicura e design de sobrancelhas.


2 Semanas antes

  • Confirme as reservas para a Lua-de-mel e a Noite de Núpcias
  • Confirme o nº de convidados - não se esqueça que se marcar menos do que o correcto, os convidados vão chegar e não têm lugar para se sentar e vai faltar comida. O mesmo se passa quando contam os adolescentes como crianças, quando muitas das vezes, comem mais do que um adulto.
  • Verifique se todos os detalhes da cerimónia e da recepção estão em ordem.
  • Verifique com a florista que está tudo em ordem.
  • Faça a última prova do vestido (caso tenha tendência para engordar ou emagrecer) - o vestido tem que estar impecável.

1 Dia antes

  • Faça a depilação, manicura, pedicura
  • Faça uma massagem calmante.
  • Tome um chá relaxante e descanse para o dia seguinte.

Dia D

  • Relaxe e aproveite ao máximo
  • Este será um dia inesquecível pois  marcará o inicio de uma nova etapa, numa vida em conjunto,

         Aproveite-o ao máximo e divirta-se!!

 

      FELICIDADES!!!


4- Conselhos para o dia do casamento

  • Colocação do vestido

 Deve retirar o vestido do saco e colocá-lo, no cabide, num ponto alto, para que fique direito.   Estenda a cauda do vestido. Não precisa de passar a ferro pois as rugas vão sair uma vez dependurado.

No dia D:

Vista a Lingerie

Calce as meias (cuidado se tiver as mãos com creme pois se a silicone "apanhar" um pouco de creme não agarra à pele.

Calce os sapatos

Coloque o saiote, regule a altura na cinta de modo a que não fique nem muito alto vem muito baixo. Atenção à cauda do saiote se fica na posição correcta

Para evitar que ao vestir o penteado e/ou maquilhagem fiquem estragados, coloque um lenço sedoso à volta da cabeça e segure as pontas na sua boca. Estique os braços e “mergulhe” no vestido, como faz na loja. Se não gostar desta solução então, vista o vestido por baixo e só depois é que coloca o saiote.

Não se esqueça de pedir a alguém que leve um pequeno conjunto de costura, se houver algum acidente estará preparada (veja KIT S.O.S)



  •  Conselhos para os acessórios

É recomendável tirar o véu do saco e pendurá-lo num cabide num lugar alto para que não se amarrote. Experimente os sapatos uns dias antes da cerimónia, para que no dia esteja mais cómoda.

Os brincos, fios de cabelo, colar e pulseira devem ser colocados no final, antes da colocação do véu para evitar que se prendam em qualquer parte do vestido. Algumas cabeleireiras pedem o véu para prender ao penteado, mas não há necessidade pois este já tem uma travessa que qualquer pessoa pode colocar o véu na Noiva, até a própria.

É aconselhável ter um par de meias a mais, como suplentes, para o dia do casamento.


  •  No carro

Entre de costas no carro e sente-se do lado que vai sair. Estenda a cauda no sentido contrário de modo a que ao sair, saia primeiro e só depois a cauda. Alguém deve ajudá-la a levantar a cauda.

  •  Na cerimónia

Combine com alguém que a ajudará a levantar e estender a cauda, isto no caso de não ter planeado com as crianças ou damas de honor. Se o banco tiver costas deve estender a cauda para o lado contrário ao do noivo.



Para que um casamento corra sem precalces, é necessário planeamento e método. Saibam quando devem comprar o vestido, distribuir os convites, ou até quando seleccionar a banda. Apresentamos um Calendário e uma check-List para vos ajudar, facilitando o trabalho de planeamento do vosso casamento. Façam este trabalho a dois, e dividam tarefas, vão ver que assim tudo vai correr bem…

1. Seis a 12 meses antes do casamento:


  • Decidam qual o tipo de casamento que pretendem; civil, religioso, formal semi-formal ou informal (casual).
  • Marquem uma data ou tentem marcar hora e confirmem se o local está disponível.
  • Determinem o orçamento que dispõem.
  • Procurem locais e reservem o espaço.
  • Reservem o oficial para a cerimónia.
  • Decidam quantas pessoas serão convidadas e comecem a desenvolver essa lista.
  • Caso optem por um casamento Católico, informem-se da paróquia onde pretendem realizar o casamento, quando e onde se dará o Curso de Preparação para o Matrimónio.
  • Procurem fornecedores de casamento, como floristas, fotografo e vídeo, catering, bolo de noiva e banda.
  • Convidem as damas de honor e outros convidados de honra que pretendam que ajudem no vosso casamento, e informem-nos das datas relevantes.
  • Entrevistem fotógrafos e operadores de câmara.
  • Quando a data, altura do dia, localização, estilo, e nível de formalidade do vosso casamento tenham sido determinados, comprem o vestido de noiva, indumentária do noivo, sapatos, e acessórios.

2. Três a seis meses antes do casamento


  • Devem dirigir-se três meses antes do casamento à Conservatória do Registo Civil, dando assim início ao processo de casamento.
  • Decidam o que pretendem receber como prendas e façam as listas de casamento nas lojas que pretendem.
  • Comecem a planear a lua-de-mel. Destinos populares durante a época alta poderão ter de ser marcados com três a seis meses de antecedência.
  • Façam uma consulta de rotina, marquem análises ao sangue e exames físicos que considerem pertinentes. Não se esqueçam de ver se precisam de vacinas específicas necessárias para o local onde vão passar a lua-de-mel (exemplo, continente africano).
  • Comprem as alianças, permitindo o tempo necessário para as gravar, caso assim o desejem.
  • Finalizem a lista de convidados.
  • Entreguem para impressão os convites ou mandem faze-los à mão, caso assim o desejem.
  • Façam a escolha final dos fornecedores do casamento, e assinem os contratos. Notem que os fornecedores de casamentos são muito requisitados em certas alturas do ano, e alguns têm de ser reservados com um ano de antecedência.
  • Planeiem o ensaio do casamento, e combinem com o oficial de cerimónia.
  • Reservem quartos de hotel caso tenham convidados de fora.
  • Marquem a acomodação para a vossa noite de núpcias, caso seja diferente da de lua-de-mel.
  • Contratem o transporte para os noivos e caso necessário, para os convidados.
  • Discutam e finalizem os deveres dos convidados de honra.
  • Comprem as passagens de avião, hotel e transporte para a lua-de-mel.

3. Dois a três meses antes do casamento


  • Enviem os convites de casamento.
  • Enviem os convites para o jantar de ensaio, caso desejem que estes sejam enviados separadamente.
  • Finalizem os detalhes dos fornecedores, floristas, catering, fotógrafo, bolo de casamento, e banda.
  • Finalizem os detalhes da cerimónia com o oficial do casamento.
  • Finalizem os detalhes do jantar de ensaio do casamento, caso o pretendam.
  • Marquem massagens profissionais para a manhã do casamento para vocês.
  • Marquem cabeleireiro, manicura, pedicura para a manhã do casamento.
  • Comprem os presentes para oferecer no dia do casamento.

4. Quatro a seis semanas antes do casamento


  • Comecem a escrever as notas de agradecimento para enviar relativamente aos presentes de casamento recebidos.
  • Componham, desenhem e imprimam o programa de cerimónia, caso necessário.
  • Confirmem todos os contractos com os fornecedores que vos vão realizar o casamento.
  • Façam as provas finais do vestido de noiva e traje do noivo, bem como o das damas de honor.
  • Façam as provas das comidas do menu de recepção, e peçam um exemplo dos centros florais à florista.
  • Façam as mudanças necessárias nas contas do banco caso o desejem, seguros, e outros documentos legais.
  • Preparem os anúncios do casamento para jornais, revistas, se desejado.
  • Seleccionem os presentes para oferecer um ao outro no dia do casamento.
  • Confirmem o ensaio da cerimónia com o oficial, e toda a festa de casamento.

5. Duas semanas antes do casamento


  • Reconfirmem todos os preparativos relativos ao casamento.
  • Telefonem aos convidados que não responderam ao convite de casamento, para saber se eles tencionam comparecer ao casamento.
  • Planeiem e finalizem o plano para sentar os convidados durante a recepção e durante a cerimónia.
  • Façam um corte de cabelo.
  • Façam um tratamento facial.
  • Façam limpeza de dentes e consultem um higienista oral.
  • A noiva deve visitar o salão para um ensaio de maquilhagem e de penteado e experimentar o véu ou peças que use no cabelo, com o penteado. Deve ver o penteado e maquilhagem com a mesma luz que vai estar na cerimónia e na recepção do casamento. Deve tirar uma fotografia para usar como referência para o cabeleireiro e maquilhador usar no dia do casamento. Faça também uma estimativa do tempo necessário à maquilhagem e penteado para programar a manhã do casamento.
  • Vão buscar a  licença de casamento.
  • Vão buscar os anéis e alianças de casamento à joalharia.
  • Voltem a reconfirmar todos os preparativos para a lua-de-mel.

6. Durante a semana antes do casamento


  • Comuniquem o número final de convidados ao catering e ao local de recepção.
  • Façam as malas para a lua-de-mel.
  • Juntem e preparem todos os elementos das indumentárias.
  • No dia antes do casamento, façam uma pedicura e uma manicura.
  • Tenham a certeza que vocês ou os vossos pais tem todas as ofertas preparadas para os convidados, e os cheques prontos para os pagamentos a fazer no dia.
  • Caso tenham planeado um jantar de ensaio, façam-no antes do dia do casamento.
  • Façam o ensaio da cerimónia do casamento.
  • Na véspera do casamento vão para a cama cedo!

7. O dia do casamento


  • Façam uma massagem relaxante.
  • Façam os penteados e maquilhagem.
  • Vistam as diferentes indumentárias, como o vestido de noiva, o smoking.
  • Cheguem ao local da cerimónia a tempo!
  • Focalizem-se no desfrutar do dia e em mais nada, afinal é o vosso dia!

8. Depois do casamento


  • Durante a lua-de-mel, escrevam aos vossos pais a agradecer. Um ramo de flores a ser entregue na casa dos vossos pais seria um gesto ideal.
  • Comecem a escrever cartões de agradecimento aos vossos convidados

12 dicas úteis para poupar dinheiro sem perder a elegância

1. Por exemplo, em vez de terem uma recepção formal com um almoço ou jantar sentados, optem por uma festa cocktail em que os convidados possam desfrutar de uns Hors d´Oeuvres especiais, num local distinto onde podem juntar um trio de jazz que faça as delícias de uma festa inesquecível.

2. Evitem grandes bandas, estas tendem a ser caras e normalmente tocam temas que os vossos convidados já ouviram umas centenas de vezes noutros casamentos. Opte por algo mais íntimo, como um trio que vá de acordo com os vossos gostos pessoais, ou podem pedir a um amigo que vos possa oferecer como prenda de casamento, uma prestação de DJ com as vossas músicas favoritas.

3. Em vez de usarem champanhe, ofereçam uns elegantes cocktails  juntando espumante com sumo de pêssego, sumo de laranja ou sumo de arando, criando uma original festa de cor.

4. Aceitem ajudas de familiares e amigos, fa-los-ão sentir especiais ao partilharem com eles estes momentos. Isto não quer dizer que tenham de aceitar as sugestões deles!! Por exemplo, caso um amigo vos ofereça a casa dele para celebrar o vosso casamento, aceitem-na com uma condição, que a vão usar com o mesmo cuidado e estima que utilizariam a vossa. Nunca esquecendo de lhe agradecer com carinho convidando-o para um jantar especial em vossa casa logo depois da lua-de-mel, para que seja ele a estrear os vossos novos pertences. Certamente sentir-se-á um amigo especial.

5. Caso por exemplo a vossa prima seja uma bela solista coral, aceitem a sua contribuição para cantar na vossa cerimónia.

6. Caso algum familiar seja um(a) excelente gourmet ou doceiro(a) aceitem (caso ele ou ela se proponha) o seu contributo para elaborar as entradas ou os doces que já previamente sabem ser um sucesso.

7. Se algum de vocês tem uma bela caligrafia, porque não fazerem os convites de casamento? Não adianta nada adicionarem aos convites ornamentos desnecessários, o importante é uma bela caligrafia. Não se esqueçam que na simplicidade reside o bom gosto! É claro que convém verificar os erros e a ortografia, não vá ofender alguém e mais tarde serem ridicularizados por isso. Para os convites, escolham um papel de boa qualidade, mas comprem-no ao kg num armazém de papel onde os preços são deveras muito inferiores aos de uma papelaria comum. Caso não queiram escrever à mão, existem belas letras disponíveis num comum editor de texto do vosso computador (os tipos de letra mais populares para casamentos são Antique Roman e London Script), que farão um efeito muito bom quando impressos num papel de boa qualidade. Claro que devem primeiro testar a impressão antes de começarem logo a imprimir os convites. Podem até prescindir dos comuns envelopes, imprimam o convite, dobrem-no em duas ou mais partes, façam um furo com um furador numa das extremidades, passem uma fita e dêem uma laçada, original ah?

Não se esqueçam que quando fazem o convite dizendo “convidamos a Sr X e o SrY e sua família”, significa que toda a família que mora nessa casa está convidada.

8. Esqueçam aqueles presentes de casamento comprados às dúzias… acreditam verdadeiramente que alguém vai ficar com essa recordação do vosso casamento? Escolham ofertas simples e úteis, como por exemplo, uma flor para que cada senhor ofereça a uma senhora (claro que aqui quem ganha são as senhoras), não se esqueçam que para os cavalheiros solteiros será uma boa oportunidade de quebrar o gelo da menina que viu noutra mesa…

Existem outras tantas ofertas como um belo saquinho de frutos secos embrulhados em organza atada com uma bela fita; fazer saquinhos de cetim e enche-los com um belo chá aromático (folhas secas) para que possa deixar um guarda-roupa perfumado, ou mesmo para ser bebido… quem não se vai lembrar de vocês depois?

9. Substituam os tradicionais centros de mesa florais por ramos de cereais, tais como ramos de trigo; galhos pintados com spray prateado; ervas aromáticas como o alecrim ou centros de fruta da época. Por exemplo, uma taça de vidro cheia de limões, cerejas ou de maçãs bem bonitas, não irá causar sensação?

10. Comprem as viagens de lua-de-mel com bastante antecedência. Verifiquem se existem locais menos usuais para lua-de-mel e claro muito mais acessíveis, onde podem passar momentos inesquecíveis sem irem à falência.

11. Já repararam certamente quando estiveram presentes em outros casamentos que poucas pessoas apreciam o tão dispendioso bolo de casamento? E porquê? Normalmente existe um exagero de sobremesas que podem ser perfeitamente dispensadas, acreditem ninguém vai reparar nisso, e poderão apreciar um belo pedaço de bolo de casamento. Ainda relativamente ao bolo de casamento, encomendem dois, um para vocês cortarem na altura da recepção (com direito ao maior luxo possível), e outro menos elaborado, sem enfeites (mais barato), na cozinha para cortar para os convidados. Podem sempre oferecer um pouco de fruta fresca a acompanhar.

12. Quanto ao fotógrafo, se conhece alguém que ache que seja capaz de tirar fotografias de qualidade e que se possa ocupar dessa tarefa, oferecendo os seus serviços como prenda de casamento, pode aceitar. Hoje em dia existem máquinas digitais que fazem fotografias de qualidade bastante boa, e que tem a vantagem de visualizar o resultado no momento, podendo repetir-se até ficar como deseja, ou mesmo podendo imprimir à posteriori e editarem as fotografias vocês mesmos. Mas não se esqueçam, caso optem por escolher alguém não profissional para se ocupar desta tarefa, tenham bastante cuidado, pois não vão conseguir ter uma segunda oportunidade para tirar novas fotos caso estas não corram bem! Uma dica para minimizar a probabilidade de as fotografias de casamento não saírem tão bem, é escolherem o modo a preto e branco ou sépia na máquina digital (caso tenha estas funções) pois as fotografias ficam com um ar mais artístico, por menos bem que sejam tiradas. Outra dica interessante seria vocês mesmos distribuírem várias máquinas fotográficas digitais (de preferência por vários convidados), e reúnam essas fotografias posteriormente. Não se esqueçam que mesmo um bom fotógrafo não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo.

Nota: No caso de familiares ou amigos que vos tenham ajudado no casamento, não se esqueçam de agradecer e de afirmar o quanto foi especial essa ajuda e o quanto a apreciaram, mencionando-os no discurso durante a festa de casamento, agradecendo sempre com uma oferta, um jantar ou outra coisa que saibam que vai deixar essa pessoa feliz. É claro que estas pessoas não vos vão dar outro tipo de prenda. Nem seria de bom-tom da vossa parte aceitar alguma oferta adicional de quem vos ajudou a celebrar e a organizar o vosso dia do casamento e a torná-lo especial.

Como Fazer um Casamento Barato


Nem sempre o barato pode sair caro. Muito pelo contrário. Muitas vezes economizar no casamento pode acabar lhe proporciando o casamento dos sonhos.

Tenha Prioridades no Casamento


Quando você está planejando um casamento, é super fácil se empolgar na alegria que é organizar um casamento e esquecer o seu orçamento. Quando você coloca o seu orçamento como uma prioridade, não só você vai estar economizando dinheiro, mas você irá se preocupar com excesso de detalhes que talvez acabem não importando tanto no final! Como fazer um casamento bonito e barato se suas prioridades estão erradas?

Pense no Casamento como um Todo.




Aquele buquê caríssimo pode até ser um detalhe muito importante do qual você não quer abrir mão, mas se vários outros detalhes caros do casamento se tornarem igualmente importantes e você não quiser abrir mão seu casamento pode acabar custando uma fortuna logo de cara e você não terá mais dinheiro para comprar o que é fundamental. O planeamento do casamento não envolve apenas os planos de noiva, normalmente há várias outras pessoas envolvidas e o maior erro de qualquer casamento é deixar-se levar por coisas que no final não farão tanta diferença. Por exemplo, você realmente precisa ter a maior suíte do hotel? Você realmente precisa de o vestido de noiva de R$ 7.000,00? Gastar mais que o dobro por um outro modelo de cadeiras fará assim tanta diferença?  Para ter um casamento barato e de qualidade é preciso abrir mão do supérfulo. Economizando um pouco em cada coisa pode fazer seu casamento sair pela metade do preço.

Pechinche


Assim como você, os serviços de casamento também precisam ganhar dinheiro para se manterem no mercado. A maioria deles está pronta a negociar o preço e você pode ganhar de 20 a 50% de desconto dependendo da época do ano e do quanto puder negociar. Casamentos feitos no meio da semana (não aos finais de semana) costumam ser até 50% mais baratos, pois a maioria das pessoas que trabalha com casamentos não tem nada agendado para estes dias.

Ao pechinchar seja sempre educado e simpático e não aceite pagar o preço total a não ser que seja algo muito importante para você.

Tenha um Plano de Casamento


Como eu disse antes, o planejamento do casamento não é apenas sobre o que a noiva quer. Ter um plano para seu casamento é fundamental. Muitas vezes pode valer a pena contratar uma ssistente para ajudá-la. Isto não só irá poupar uma bastante de tempo, mas vai também poupar dinheiro.

Tenha Várias Opções


Não seja muito exigente em relação aos detalhes do casamento. Se você decidir que só irá fazer o seu casamento em determinada igreja esta decisão pode acabar custando metade do seu orçamento para o casamento. Tenha sempre mais que 3 opções de cada produto ou serviço do casamento. Por exemplo, tenha entre 3 e 5 opções de Buffet, espaço, fotógrafos, igrejas, convites, etc. Isso irá lhe ajudar na hora de negociar e lhe dará muito mais confiança e menos dor de cabeça.

 


 

 

 

Economizando na Comida (Buffet)


Normalmente, se você está usando uma empresa de buffet que vai preparar a comida do casamento eles vão lhe dar uma estimativa sobre o custo para o número de convidados que você chamar. Se por exemplo o buffet oferecer sobremesa por um bom preço, você pode economizar bastante nos doces e vice versa. Se possível opte por comprar as bebidas do casamento a parte (sem ser pelo buffet). Você certamente economizará no mínimo 30% com isso.

Também não exagere no número de convidados. Se você vai fazer uma festa para 200 pessoas não pense que tem que contratar um buffet para 250 para o caso de mais pessoas aparecerem. Em qualquer festa de casamento pelo menos 10% dos convidados não aparecerão.

Economizando nas Flores e Decoração do Casamento





Flores são uma parte essencial de qualquer casamento e da mesma forma a decoração precisa estar impecável. Contudo muitos buffets oferecem serviço de decoração próprios que podem sair de 30 a 40% mais em conta do que algumas opções de decoradores externos. Porém é preciso tomar cuidado para neste caso o barato não sair caro. Especifique detalhadamente no contrato quais os tipos de flores que você quer, quantos arranjos serão feitos, como será feita a decoração desde as cores das toalhas de mesa até detalhes mais simples como folhas no chão ou arranjos extras.

Não Convide Gente Demais


9 entre 10 noivas se arrependem de terem convidado pessoas que não são tão próximas e terem deixado de convidar pessoas mais importantes. Isso acontece em qualquer casamento. Quando você estiver planejando um casamento, você deve definitivamente ter certeza de que você tem um limite para sua lista de convidados. Se você está pensando em 200 convidados, você deve fazer de tudo para que sua lista não passe disso e não começar a adicionar várias pessoas depois. Este é definitivamente um dos erros mais comuns de casamento que as noivas fazem o tempo todo!

Cuidado com os Extras.


Você pode ter planejado tudo metódicamente, mas lembre-se que sempre há alguns extras que não podem ser esquecidos. O noivo alugou um terno, mas ele já comprou a gravata, meia e sapato? Você já fez a encomenda das bebidas, mas já incluiu o champanhe ou o vinho na lista? E os detalhes do vestido, tiara para o cabelo, sapato da noiva? Existem muitos detalhes que não podem ser esquecidos na hora de planejar um casamento barato.

Maquiador e Cabelereiro em Casa




Você sabia que às vezes pode ser mais barato e muito mais eficiente contratar um maquiador e cabelereiro para atendê-la em casa no dia do seu casamento. Tendo um maquiador em casa você garantirá que ele estará dando 100% de atenção à você e sem pressa de atender outra pessoa no mesmo dia. Você pode ainda fechar um pacote para que eles façam o cabelo e a maquiagem de sua mãe, irmãs e até madrinhas junto com você. Além disso as fotos do dia de noiva em sua casa podem acabar ficando muito mais íntimas e especiais.

Como você pode ver, o casamento envolve pelo menos uma centena de detalhes e para fazer um casamento barato e de qualidade você precisa estar atenta a cada um deles. Se você simplesmente for organizada e se comprometer com seu orçamento o seu casamento pode acabar se tornando muito melhor e mais especial do que você imaginava.

Páginas